Páginas

Benefícios dos leites vegetais




Atualmente, todos conhecem os inconvenientes do leite de vaca. Apesar de continuar a ser um dos mais consumidos, os efeitos maléficos que este leite provoca, como já vimos lá no início do nosso blog com as palestras do Dr. Lair Ribeiro e da Dra Sônia T. Felipe, sem mais nenhuma sombra de dúvida, faz com que procuremos por alternativas realmente saudáveis.
É por isso que os leites de origem vegetal, elaborados com base em ingredientes vegetais e água, são a melhor opção, saudáveis e muito benéficos.
Todos nós já sofremos com algum ou alguns destes problemas: difícil digestão, mucosidades, mal-estar ou, inclusive, a própria intolerância à lactose. 
Médicos e nutricionistas são cada vez mais conscientes dos problemas que o leite de origem animal causa, e é por isso que pouco a pouco os leites alternativos vegetais estão ganhando mais espaço no mercado, para o bem dos consumidores.

Benefício dos leites vegetais

  • Não contêm lactose e nem colesterol;
  • Baixo teor de gorduras;
  • Alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas para o coração;
  • Alto teor de vitaminas B;
  • Relação equilibrada entre o sódio e o potássio;
  • São perfeitos para pessoas que realizam o processo digestivo lentamente, que apresentam problemas de prisão de ventre, cólon irritável etc. 
Vamos ensinar vocês a fazerem os 3 tipos de leite que nós mais consumimos aqui em casa que são: 
  • Leite de aveia:
A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.

  • Leite de amêndoas:
Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares por ter pouca gordura;
É bom para quem sofre de dispepsia, pois facilita a digestão;
Ajuda a combater a prisão de ventre.
O leite de amêndoas com granola é uma excelente opção para um café da manhã saudável, mas ele também pode ser consumido nos lanches. As crianças também podem tomar o leite de amêndoas, com o conhecimento do pediatra.
A amêndoa também é um alimento muito nutritivo, podendo ser utilizada para ajudar a tratar ou prevenir a osteoporose porque é um alimento rico em cálcio e magnésio.

  • Leite de amendoim (nosso preferido):
O amendoim é boa fonte de proteína e tem altos níveis de fibras e ácidos graxos monoinsaturados. Ele também fornece nutrientes como magnésio, folato, vitamina E e cobre – indispensáveis ao bom funcionamento cardiovascular.
Outra virtude do amendoim é ter uma dose elevada de vitaminas do complexo B e do aminoácido arginina, que melhoram a circulação do sangue, além de apresentar grande quantidade de vitamina E, matéria-prima dos hormônios sexuais. A junção de arginina (potente vasodilatador) e de vitamina E, destaque-se, é que dá ao amendoim a característica de forte afrodisíaco. Uhuh... E as virtudes do amendoim não param aí: segundo pesquisas do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, essa oleaginosa é tão rica em antioxidantes quanto o vinho tinto.O amendoim ainda é fonte de Ômega-3 e Ômega-6, que reduzem o nível de triglicérides no sangue e a pressão arterial.Além disso, ele combate o mau humor, pois possui vitaminas do complexo B, que ajudam na formação de neurotransmissores como a serotonina.

Você pode utilizar também diretamente o amendoim torrado sem casca e sem sal. Para 1 copo de amendoim, 1 litro de água. Bata muito bem no liquidificador, coe em peneira e no paninho e guarde os resíduos. Assim como no leite de amendoim crú, se você quiser que o leite fique um pouco mais grosso, bata junto 1 a 2 colheres de aveia.


Vamos ver um pouco dos benefícios de outros leites vegetais:

Leite de linhaça: entre os benefícios do consumo de linhaça está o fortalecimento da imunidade, por fornecer substancias bioativas capazes de prevenir e tratar doenças. É um potente antiinflamatório, atua na redução dos níveis de gordura sanguínea (triglicerídeos e colesterol), reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Outro papel fundamental da linhaça é atuar no bom funcionamento intestinal.

Preparo: Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos de leite.



Leite de castanha de caju: sua função mais importante é fortalecer a circulação sanguínea, protegendo os vasos. Além de fornecer proteínas, atua na redução da hipercolesterolemia.

Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Leite de nozes: o papel fundamental das nozes é a proteção do sistema respiratório. Enquanto sua aparência enrugada lembra o cérebro humano, as nozes atuam tonificando nosso sistema nervoso. A gordura das nozes é facilmente metabolizada pelo organismo.

Preparo: Um copo repleto de nozes batidas com dois copos de água, sempre mineral ou filtrada, dá de três a quatro copos de um leite surpreendentemente saboroso!

Leite de quinua: pode ser comparado com o leite materno, devido sua composição, rica em proteínas e segundo pesquisas, o alimento mais rico em aminoácidos e vitaminas.

Preparo: Coloque de molho por oito horas um copo de quinua em grãos. A seguir, bata no liquidificador com três copos de água filtrada ou mineral e coe por três vezes. Rende cerca de meio litro de leite.

Leite de semente de abóbora: Verdadeira mina de ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Limpa os intestinos e combate vermes. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjôos das gestantes.

Preparo: Para obter um litro desse néctar de saúde, separe um copo de sementes e deixe-as de molho por uma noite. De manhã, bata com três ou quatro copos de água filtrada. Coe bem.


Leite de gergelim: O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.

Preparo: Um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de leite. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso "queijelim". Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.

Leite de castanhas: As castanhas-do-pará são conhecidas como "pílulas da felicidade". Cada uma possui 60 mcg de selênio, um importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contám ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia.

Preparo: Um dos mais saborosos! É como tomar leite vindo diretamente da castanheira... Deixe um copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de oito horas. Bata com quatro copos de água - sempre filtrada ou mineral - para obter três copos de leite. Por ser um leite mais gorduroso, o leite de castanhas precisa ser coado quatro vezes..

Leite de girassol: fonte de proteínas, fósforo, cobre, ferro, zinco  e vitaminas B6, K e E, sua principal propriedade é a de poderoso antioxidante, protegendo o organismo do envelhecimento precoce, estresse e poluição.

Preparo: As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro de leite "regado pelo sol"!

Leite de arroz integral: é um poderoso desintoxicante do organismo. Suas proteínas, vitamina B1 e niacina, possuem a função de transformação das proteínas e carboidratos em energia no organismo. O leite de arroz contém mais carboidratos que o leite de vaca, porém, não contém colesterol nem lactose, tornando-o mais saudável ao coração e seguro para os intolerantes à lactose. Uma xícara de leite de arroz contém aproximadamente 140 calorias, comparado ao leite de vaca que possui 185 calorias.

Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.

Dicas

Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, etc. Vale inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser batidos no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi. 

Também ficam ótimos com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva-passa. Uma boa opção é deixar as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite, para que fiquem mais macias e soltem com facilidade seu açúcar natural.

Os segredos que fazem toda diferença
» Lave bem os grãos antes de começar o processo de "tirar o leite".

» Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.

» Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, faça um saquinho largo e reserve-o só para esse fim. A vantagem do saquinho é que com ele pode-se "ordenhar" os grãos - o que dá uma sensação especial e gratificante.

» Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.

Fontes: 
http://www.dicasdetreino.com.br/conheca-os-beneficios-do-leite-vegetal/
http://melhorcomsaude.com/5-melhores-leites-vegetais/
http://danirigo.com.br/leite-de-amendoim-e-seus-beneficios/
http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/leites-vegetais.html
https://www.youtube.com/watch?v=37O_ApI1j7s
https://www.youtube.com/watch?v=TuLsHyrFWFQ
https://www.youtube.com/watch?v=va2KnIQrAPc

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger